Vamos Meditar?



O que significa meditar?


Diferentemente do que as tradições orientais dizem, para nós ocidentais, que vivemos envoltos pelo barulho, preocupações e estresse, meditar deve ser uma forma de relaxamento.


Relaxar é o que mais precisamos na nossa rotina diária, nesse mundo louco.

Diante de todas as agressões e incômodos que cada dia nos impõe, precisamos nos manter o mais bem equilibrados e calmos possível. Então o relaxamento nos ajuda a conseguir isso.


O relaxamento é uma forma de afastamento da realidade momentânea, o que vai permitir acalmar a mente e quando isso acontece, conseguimos pensar melhor, encontrar melhores alternativas e soluções para tudo. Conseguimos nos manter em paz conosco e com o entorno.


Se for possível, encontre um lugar calmo ou, pelo menos, onde você se sinta bem. Coloque uma boa música, de preferência instrumental apenas, o mais relaxante possível.


Não se preocupe com a postura. Quanto mais relaxada, melhor.


Os meditadores experientes gostam de ficar na posição de lótus, pois acreditam ser melhor, ou fazem apenas por causa da tradição, mas não estamos interessados na tradição, mas sim, no benefício. Portanto, encontre a melhor posição para você, através da qual se sinta perfeitamente bem.


Não se foque em nada. Deixe sua mente a vontade para ir e vir como ela quiser, para onde ela quiser. Não pense em nada, mas permita que tudo, qualquer coisa passeie pela sua mente. Quanto mais você tentar não pensar, já estará pensando.


Meditar não é esvaziar a mente, pelo menos não agora quando você está começando a aprender a meditar. Com o tempo esse esvaziamento ocorrerá naturalmente, mas se forçar isso agora será pior, pois a mente é muito ativa; então deixe-a a vontade.


Para ajudar no relaxamento, respire calma e profundamente (sem exagero) e solte o ar calmamente. Faça isso pelo maior tempo possível (até por todo o tempo da prática). Isso ajuda a relaxar e já é uma forma de concentração.


Bom relaxamento.

© 2021 por Instituto Cura Quântica. Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram