Emoção ou Sentimento???



Decidi escrever este texto, pois vejo quanto essas duas instâncias (recursos, âmbitos) da mente humana, são confundidas e mal interpretadas.


Não pretendo fazer um compêndio científico sobre o assunto, pois não é necessário; afinal, é bem simples fazer a diferenciação entre os dois.


A maioria das pessoas pensa que emoção e sentimento são a mesma coisa, apenas com nomes diferentes; ou, ainda, sinônimos um do outro.


Na verdade são duas condições bem distintas.


De forma bem simplificada, podemos distinguir essas “coisas” da seguinte maneira: emoção pode ser percebida externamente, ou seja, podemos perceber em nós e nos outros, por exemplo: alegria. Já o sentimento é interno, dificilmente podemos percebê-lo, realmente; por exemplo: felicidade.


Como assim?


Uma pessoa que esteja “alegre”, não significa, necessariamente, que esteja “feliz”. Pode muitas vezes estar triste, mas expressar alguma forma de alegria.


Isto, também, me obriga a esclarecer a diferença entre alegria e felicidade. A “alegria” é um estado de ânimo emocional. Já a “felicidade”, é um estado de espírito, que independe das circunstâncias externas, relacionais e ambientais.


Então, nos dediquemos a “ser” mais felizes, mesmo que não “estejamos” alegres.

© 2021 por Instituto Cura Quântica. Todos os direitos reservados

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram